O gás natural não tem cheiro mas é quimicamente odorizado justamente para que, em caso de escapamento, seja facilmente identificado. Mas você sabe como proceder no caso de vazamento? Seguem alguns passos importantes:

 

  1. Chame a assistência técnica imediatamente;
  2. Não acione interruptores nem aparelhos elétricos;
  3. Mantenha portas e janelas bem abertas;
  4. Feche os registros dos aparelhos a gás e do medidor e não abra até que o defeito seja reparado.

 

Outra dica que ajuda nesses casos é trabalhar para que todo o ar do ambiente seja renovado e que esse gás que está empesteando o local vá embora. Abra todas as janelas e portas para ventilar bem. Quanto mais o ar circular, melhor será para a limpeza do ambiente.

 

Só é preciso tomar um cuidado muito importante neste ponto. Algumas pessoas ligam os ventiladores para ajudar na circulação do ar quando sentem cheiro de gás. Essa atitude pode custar sua vida, conforme sinalizamos no item 2, logo acima, uma vez que aparelhos elétricos costumam soltar pequenas faíscas que podem causar uma grande explosão no recinto. Deixe que o ar ventile naturalmente e sem pressa. Essa é a melhor forma de resolver o problema imediato.

O gás natural é uma fonte de energia segura. É garantia de qualidade de serviços, conforto e segurança.  Mas, para que seus equipamentos de gás natural funcionem da maneira mais limpa e correta, evitando vazamentos e danos, é preciso seguir atentamente as instruções de uso dos equipamentos e realizar a manutenção das instalações sempre que necessário.

Conheça algumas dicas para que instalações e equipamentos durem mais e trabalhem de forma eficiente:

  • Não utilize as tubulações de gás com suporte de outros objetos.
  • Não submeta as tubulações de gás ao contato com cabos elétricos.
  • Não coloque materiais inflamáveis ou corrosivos próximo às tubulações.
  • Feche o registro de gás após a utilização dos aparelhos.
  • Feche a válvula do medidor de gás caso se ausente de sua residência por vários dias.
  • Não obstrua as áreas de ventilação.
  • Se a chama de gás natural apresentar uma coloração amarelada ou estiver oscilante, é sinal de falha na combustão. Providencie o reparo imediato.
  • Na cozinha, a conexão dos fogões à instalação de gás natural, deve ser feita em tubo flexível metálico, conforme norma NBR 14177. A instalação necessita de um registro de gás em local de fácil acesso. Para evitar o desgaste do tubo, que pode provocar vazamento de gás, o mesmo não deve estar em contato com superfícies quentes e as conexões devem estar em boas condições e bem apertadas.
  • Se houver falta de gás natural, por motivo diferente de corte, siga as instruções do fabricante para a abertura das válvulas, caso o fornecimento não seja restabelecido, contate o serviço de emergência autorizado.
  • Se sentir cheiro de gás, chame imediatamente a assistência técnica autorizada.

Os ambientes onde funcionam aparelhos a gás devem ser bem ventilados — conforme norma brasileira NBR 13103 — pois, na queima do gás, o oxigênio é consumido. Por este motivo, janelas e basculantes devem ser mantidos livres dos obstáculos que impeçam a renovação do ar.

Outro cuidado importante é manter uma área superior aberta, acima de 1,5 m do piso, com no mínimo 600 cm². Na parte inferior também deve haver ventilação. Esta pode ser através de um corte de 3 cm na porta ou com a instalação de veneziana com área mínima de 200 cm², abaixo de 0,80 m do piso.